domingo, 28 de março de 2010

Gestão integrada entre as Guardas Ambientais de Jaboatão e Recife, benefeciam soltura de uma Preguiça em jardim Botânico.














Gozando de ótimo estado de saúde, e após ser entregue por moradores de Cavaleiro "3º distrito", o mamífero foi conduzido e solto no Jardim Botânico do Recife pelos integrantes do GAMA. O animal foi recebido pelo pessoal da BRIGADA AMBIENTAL DO RECIFE, uma parceria perfeita e comum entre as Guardas ambientais em PE, onde todos ganham principalmente a natureza.
A preguiça, ou bicho-preguiça, é um
mamífero da ordem Xenarthra (anteriormente chamada de Edentata ou Desdentada), a mesma dos tatus e tamanduás), pertencente à família Bradypodidae (preguiças com três dedos) ou Megalonychidae (preguiças com dois dedos).
Todos os dedos têm garras longas pelas quais a preguiça se pendura aos galhos das árvores, com o dorso para baixo. Seu nome advém do
metabolismo muito lento do seu organismo, responsável pelos seus movimentos extremamente lentos. É um animal de pelos longos, que vive na copa das árvores de florestas tropicais desde a América Central até o norte da Argentina. Na Mata Atlântica, o animal se alimenta dos frutos da Cecropia (embaúba, conhecida por isto como árvore-da-preguiça)
De hábitos solitários, a preguiça tem como defesa sua camuflagem e suas garras. Para se alimentar, a Preguiça utiliza-se de "dentes" que se apresentam em forma de uma pequena serra. Herbívoro, tem hábitos alimentares restritos, o que torna difícil sua manutenção em cativeiro. Dorme cerca de 14 horas por dia, também pendurada nas árvores. Na reprodução dá apenas uma cria, e apenas a fêmea cuida do filhote. Reproduz-se, como tudo que faz, na copa das árvores. Raramente desce ao chão, apenas aproximadamente a cada sete dias para fazer as suas necessidades fisiológicas. O seu principal predador é a
onça-pintada.

Nenhum comentário: