sexta-feira, 3 de abril de 2009

Odor desagradável... Sargaço ou Efluentes dos Prédios.





















O sargaço é recolhido das praias e passa por uma secagem. Em seguida, é triturado e submetido a um processamento químico para poder ser utilizado como base para a filtragem. Os principais metais retidos pelas algas são o chumbo, o zinco e o ferro, que são altamente poluentes. Depois de filtrados, eles podem ser reaproveitados, assim como o próprio sargaço. "O método retém de 80% a 90% desses metais", diz o oceanógrafo Zanon Passavante, que coordena o projeto junto com as engenheira químicas Marta Duarte e Valdinete Lins.
Atualmente, as algas estão sendo recolhidas da praia de Piedade, em Jaboatão. Coletam-se, em média, 23,5 toneladas por mês. "Em algumas épocas do ano, coleta-se menos, em função de correntes marinhas e ventos", explica o pesquisador. Do total recolhido, parte foi encaminhada a uma empresa, que já está usando a técnica de filtragem dos resíduos.
O possível impacto ambiental provocado pela retirada das algas é insignificante, pois as plantas recolhidas na areia já estão mortas e dificilmente retornariam à água. "Haveria impacto se as retirássemos do mar. Na areia, elas só causam transtornos para os freqüentadores da praia", garante Passavante.
Atualmente, os pesquisadores estão avaliando a quantidade de sargaço disponível para o uso em larga escala. O próximo passo será otimizar a capacidade de absorção das algas. Os cientistas prevêem concluir a pesquisa em 14 meses.

Fonte:
Pedro LentCiência Hoje/RJ

Nenhum comentário: