quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quarto ninho eclode em orla de Piedade - 360 tartarugas vivas.






Esse é o quarto ninho que eclode na orla de Jaboatão.
Na última segunda-feira (18/04), mais um ninho de tartaruga eclodiu na praia de Piedade, em frente ao MP Bar. A eclosão que foi identificada pela equipe municipal da secretaria executiva do meio ambiente em conjuto com o GRUPAMENTO DE APOIO AO MEIO AMBIENTE (GAMA), gerou o nascimento de 137 tartarugas. Ao total, esse é o quarto ninho a eclodir referente às seis desovas cadastradas no monitoramento já realizado pela prefeitura. No momento, cerca de 360 tartarugas foram geradas na orla de Jaboatão dos Guararapes. Até o dia 30 deste mês está prevista a eclosão de mais dois ninhos também nas mediações de Piedade.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Ermírio do Rego Barros, esta frequência que o município vêm apresentando com desovas e eclosões de ninhos de tartarugas "aponta uma reação de harmonia entre a natureza e o homem", no caso a população local que está sendo parceira direta no desempenho deste novo trabalho de preservação na cidade.
Histórico.
Das seis desovas, o primeiro ninho de tartaruga a eclodir foi no dia 21 de março na praia de Piedade, seguido por outro no dia 04 de abril na mesma orla. O monitoramento municipal ainda identificou a eclosão de mais um ninho na praia de Candeias, próximo ao bar da galinha no dia 05 também deste mês. Nesse terceiro momento, muitas tartarugas foram lançadas à praia do Paiva, para completar o ciclo natural de crescimento e retorno.

Por: Mônica Gominho em 19/04/2011 às 14h20min.

Nenhum comentário: