sábado, 5 de abril de 2008

Tartarugas, cágados e jabutis.

Tartarugas, cágados e jabutis.
Dentre os répteis, os animais mais fáceis de serem identificados são os pertencentes ao grupo Quelônia. Caracterizam-se pela presença de carapaça e plastrão (casco).

O casco dos quelônia é formado por uma camada externa queratinizada e outra interna, óssea. Conforme o animal cresce, são depositadas novas camadas nessa estrutura e o casco então aumenta de tamanho. O acréscimo de camadas está relacionado à alimentação do animal e portanto não pode ser usado para estimar sua idade.A ordem Quelônia é ainda dividida em duas subordens: os pleurodira, que dobram o pescoço lateralmente e os criptodira, que dobram-no em "S", como os jabutis e tigres d'água. A grande maioria dos Quelônia pertencem ao grupo dos criptodira. Dentre os Quelônia existem formas terrestres, aquáticas marinhas ou de água doce. Em geral as pessoas utilizam o nome jabuti para designar os animais terrestres, tartaruga, para os marinhos e cágados para os aquáticos de água doce.
São animais ovíparos, que depositam seus ovos em covas cavadas no solo das matas ou areia à beira de rios ou praias. Seu ciclo de vida é bastante longo, chegando a viver tanto quanto os humanos. Sua dieta é bastante diversificada, estão erradas as pessoas que acreditam que alimentam-se apenas de alface! Inclui alimentos fibrosos como folhas e frutos, moluscos e nas espécies aquáticas, também peixes, e neste dia 05/04/2008 por volta das 16:00 horas recebemos uma visita ilustre de um casal de moradores que não quizeram se identificar e nos entregaram um Jabuti em ótimas condições de saúde, já que foram os primeiros a resgatá-lo, dando-lhe banho e alimento. Que bom que ainda existem pessoas que tomam atitudes relevantes como esta em nosso Município, pois interagem diretamente com a preservação das espécies.
Assista ao vídeo:

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celular, I hope you enjoy. The address is http://telefone-celular-brasil.blogspot.com. A hug.